Translate

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

EUFORIA OU ENTUSIASMO?

Há momentos quer ficamos dispersos na vida, e a única coisa que procuramos é algo para deixar de pensar em tantos problemas. Eu por muito tempo não entendia como funcionava as emoções. Participei de inúmeras palestras de motivação, assistir diversos preletores, inúmeros cultos religiosos, o coração parecia explodir de alegria, era injetado uma dose de adrenalina ao ouvir as palavras de motivação. Pensava entusiasmado "agora vai mudar, tudo vai dar certo" mas em pouco tempo passava e a velha rotina já estava de volta.
Me perguntava porque as coisas não estavam dando certo, se eu tinha tanta certeza das realizações quando estava nas reuniões. Sempre ouvi o que tem que ser, o que tem que sentir mas nunca ensinaram o COMO SENTIR ou o COMO SER. Era realmente ludibriado pela emoção errada, estava eufório, não entusiasmado! Assim, fui buscar o conhecimento dessas emoções e surpreso descobri que a euforia é a outra ponta da depressão. Sim, isso mesmo! É um êxtase emocional, como se estivesse drogado, causado por uma emoção forte na liberação da adrenalina, e tem muita gente que se aproveita desses "recursos" até mesmo criam extase coletivo em prol de si mesmo.
A partir do momento que soube a o que é realmente entusiasmo (en - dentro / theos - Deus) eu pude perceber que é algo que também é conquistado pouco a pouco. Aprender a trazer a centelha divina para fora, deixar a alma tomar mais decisões que a emoção, até mesmo porque a razão muitas vezes está embazada em fatos não tão concretos, ou corretos.
A alma sim, ela quando é posta como uma das pilastras que sustenta nossas decisões começamos a ver um reboliço acontecendo em nossas vidas, assim a centelha divina estará sendo nosso entusiamo na vida. Porque viver de emoções fortes indo da euforia à depressão da euforia à depressão numa montanha russa de sentimentos que acabam por tomar antidepressivos e virando um bi-polar sem volta.
Viver com entusiasmo, é como tomar anabolizante para fortalecer nossa força, garra e determinação. Com ele os problemas se tornam mais facilmente superados, deixamos de ouvir as frases típicas dos fazedores de nada como "você não vai conseguir", "isso não é pra você", "não vai dar certo".
Se tudo começa no pensamento temos um grande aliado: "o sopro divino", que é o entusiasmo desperto dentro de nós. façamos uso dele, pois viver com o mínimo, sofrer sentado numa calçada ao inves de agir, não é digino de nenhum ser humano.
Como sempre digo: não credite no que falo, apenas teste! Deixe essa força interior crescer, edifique tua alma para tomadas de deciões, depois me conte se fez ou não a diferença.

Um comentário:

  1. Gostei do texto, é simples e claro. É como se eu estivesse ouvindo alguém "pensar". Não é preciso concordar ou discordar; apenas usá-lo para reflexão!

    ResponderExcluir